Reflete o sabor amargo de um café fino. A acidez em conjunto com o sabor, aroma e corpo é uma das principais categorias usadas por provadores de café profissionais. Quando não é utilizada para descrever as características de uma chávena de café, ela pode referir-se ao pH ou determinados componentes que estão presentes no café que produzem uma indigestão ou nervosismo adicional.
Café de A-Z - A
É uma experiência sensorial que um indivíduo tem assim que degusta um café. Alguns cafés transformam a primeira impressão no seu acabamento, outros têm um sabor mais apurado no final.
São indicadores de qualidade que, normalmente, descrevem o tamanho do grão de café.
Nome de mercado para um dos melhores cafés da Costa Rica.
O café Arábica cresce a uma altitude superior a 900 metros e em termos de qualidade é superior aos cafés que são cultivados a altitudes mais baixas. O termo alto crescimento é também utilizado para descrever a categoria de um café na América Latina.
Descreve o café mexicano que é produzido nas altas montanhas.
Nome de mercado raramente utilizado para o café Arábica que é produzido no norte de Sumatra.
Nome de mercado para um dos cafés mais ilustres da Guatemala. O seu nome é originário do vale que se encontra em torno da antiga capital da Guatemala, isto é, Antigua.
A fragrância produzida pelo café quente e acabado de fazer. O aroma, em conjunto com o sabor, acidez e corpo é uma das principais categorias utilizadas por profissionais na degustação de um café.
Nome de mercado para o café que é produzido nas encostas do monte de Meru na Tanzânia.
Uma associação muito importante e influente de torrefactores de cafés especiais, produtores, entre outros elementos que estão ligados à indústria do café. Esta associação tem sede em Long Beach, no estado da Califórnia, nos Estados Unidos da América.