Quanta cafeína existe num café descafeinado

Grãos de café torrado

Um café descafeinado é um tipo de café que apresenta uma pequena quantidade de cafeína. Saiba qual é a quantidade de cafeína presente num café descafeinado e perceba como ele é produzido.

Qual a quantidade de cafeína existente num café descafeinado

Um café descafeinado também tem cafeína, no entanto, em menores quantidades do que um café normal. Por norma, um descafeinado apresenta cerca de 2 a 4 miligramas de cafeína por cada chávena de café, ao passo que um café expresso tem cerca de 85 a 115 miligramas de cafeína.

Na produção de um café descafeinado, o grão de café deve ser submetido a um processo específico de descafeinação para que a respetiva cafeína seja removida. Na América do Norte, este processo só é válido quando o grão de café fica com mais de 97% da cafeína removida. Por conseguinte, na Europa, o rótulo de grão de café descafeinado só é atribuído aos grãos de café que têm 99,9% da cafeína removida.

O que é a cafeína?

A cafeína é um alcaloide do grupo das xantinas (quimicamente conhecido como 1,3,7 trimetilxantina), que aparece nas folhas, sementes e frutos de 60 espécies de plantas distintas. Trata-se de uma substância branca e cristalina que é conhecida pelos seus efeitos viciantes e pela amargura dos seus sabores principais. As fontes mais comuns de cafeína são o café, a semente de cacau (usada para aromatizar as bebidas gasosas) e as folhas de chá. A cafeína é também muito utilizada no campo da medicina, nomeadamente na produção de alguns analgésicos, nos comprimidos contra os efeitos da gripe e nos medicamentos que estimulam a capacidade mental.

É de realçar que o consumo moderado de cafeína, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), não deve ultrapassar as 2 ou 3 chávenas de café por dia, caso contrário, o sistema nervoso central é afetado e isso influencia o humor, o comportamento, os níveis de alerta e de concentração de uma pessoa.

A sua votação: