Qual a melhor máquina manual de café espresso

Máquina manual de café espresso

Existem dois tipos de máquinas manuais de café espresso no mercado que permitem a extração do famoso “espresso à italiana”. Saiba quais são, como funcionam e o que as distingue e qual escolha aquela que considerar ser a melhor para si.

As máquinas manuais de café espresso desempenharam um papel de extrema importância na história do café, uma vez que foram as primeiras a produzir o que hoje é apelidado de café espresso, isto é, um café produzido com o auxílio de altas pressões em vez da energia a vapor. A partir da década de 50, as máquinas manuais de café espresso mudaram radicalmente a perceção daquilo que o café significava para a maioria das pessoas e isso possibilitou a extração de uma chávena de café ainda mais aromática e saborosa.

Quais os tipos de máquinas manuais de café espresso

Existem dois tipos de máquinas manuais de café espresso disponíveis no mercado. São elas: As máquinas manuais de café de alavanca da mola do pistão e as máquinas manuais de café de alavanca direta.

1. As máquinas manuais de café de alavanca da mola do pistão

As máquinas manuais de café de alavanca da mola do pistão operam de uma forma muito particular. Elas têm uma mola calibrada que é utilizada para empurrar a água através de grãos de café moídos de acordo com uma pressão específica. A alavanca coloca a mola na sua posição inicial e ao ser acionada o pistão começa a atuar (usando a força da mola), extraindo um café espresso delicioso.

Este tipo de máquina tem, normalmente, uma caldeira que aquece a água do depósito através de uma resistência e é projetada para que o barista utilize o seu vapor da maneira que achar mais conveniente, como por exemplo para aquecer as chávenas de café, ou o leite e preparar um cappuccino.

A máquina manual de café Elektra Micro Casa A Leva

1.png

O modelo Micro Casa A Leva da Elektra é um dos melhores exemplares de uma máquina manual de café espresso de alavanca da mola do pistão. No entanto, é uma máquina que exige ser manuseada por alguém com experiência, pois é necessário interiorizar alguns processos fulcrais, como por exemplo:

O tempo de pré-infusão

O tempo de pré-infusão determina a obtenção de uma chávena de café com qualidade. Quando a alavanca da máquina manual de café é puxada para baixo, é efetuada uma pré-infusão que faz com que o pistão se eleve, enchendo a câmara exterior com água quente. Este pistão está normalmente calibrado em 9 bares e exerce uma pressão de aproximadamente 60 quilogramas. Ao pressionar a alavanca por alguns segundos, a água quente absorve os grãos de café moídos e extrai um café fenomenal.

Para retirar todas as vantagens da pré-infusão, é preciso dominar a arte da a torra e da mistura dos grãos de café, conhecer a dose de café mais apropriada e as temperaturas ideais de utilização da máquina de café espresso. Só assim conseguirá produzir um café saboroso e excecional

A quantidade de água utilizada

A máquina de café manual permite controlar a quantidade de água que é usada na mistura com os grãos de café moídos e o momento em que ela é introduzida. O barista, se pretender, também pode adicionar água suplementar à pré-infusão – empurrando novamente a alavanca para baixo – com o intuito de enfraquecer e suavizar os sabores de um determinado café. O controlo sobre a água e o momento da sua libertação é uma técnica de extrema importância para a extração de um café espresso e nem todos os profissionais a dominam.

O melhor momento para extrair o melhor café

As máquinas de cafés manuais têm uma caldeira e, por norma, esta chega a atingir temperaturas entre os 107 e os 121 graus centígrados. Ao conhecer a temperatura ideal da sua máquina de café manual, conseguirá saber qual o melhor momento para extrair um café espresso delicioso. Se o café tiver um gosto amargo e ligeiramente queimado é sinal de que a temperatura da água se encontrava muito elevada.

2. As máquinas manuais de café de alavanca direta

As máquinas manuais de café de alavanca direta têm um funcionamento muito semelhante ao das máquinas de café que operam com a mola do pistão. O barista consegue controlar a pré-infusão, a quantidade da água que é utilizada na mistura com os grãos de café e alguns modelos possibilitam a fermentação do café e a utilização do vapor ao mesmo tempo.

A máquina manual de café La Pavoni Profissional

2.png

O modelo La Pavoni Profissional é um dos melhores exemplares de uma máquina manual de café espresso de alavanca direta. Esta máquina, à semelhança do modelo Micro Casa A Leva da Elektra precisa de ser corretamente manuseada para que se consigam obter os melhores resultados, isto é um café espresso maravilhoso.

O que as distingue

O que separa as máquinas de café manuais de alavanca direta das máquinas de café de alavanca da mola do pistão são os aspetos seguintes:

A posição de repouso da alavanca

A máquina manual de café espresso de alavanca direta repousa quando a respetiva alavanca se encontra numa posição inferior, ao passo que a máquina manual de café espresso de alavanca da mola do pistão descansa quando o manípulo exterior está numa posição superior, como que se estivesse aberto.

A ação do barista no momento da extração do café

A máquina manual de café de alavanca da mola do pistão contabiliza o tempo que a água absorve os grãos de café e inicia a extração do café de uma forma automática, enquanto que a máquina manual de café de alavanca direta precisa da “ação” do barista, pois é preciso que ele pressione o manípulo exterior para baixo para começar a extrair uma chávena de café espresso.

Tenha em atenção que todo o tipo de café tem características diferentes e uma determinada mistura pode exigir uma pressão específica.

A escolha de uma máquina de café manual

As máquinas manuais de café espresso não são mais fáceis de operar que as máquinas de café espresso automáticas. A extração de um bom café espresso depende de vários fatores e do conhecimento e domínio que cada um tem sobre eles. Para adquirir uma máquina de café manual é necessário conhecer o funcionamento de ambas, isto é, a de alavanca direta e a de alavanca da mola do pistão e escolher o modelo que lhe oferece mais garantias e que se adapta melhor às suas necessidades.

A sua votação: