Qual o café que deve comprar

Grãos de café

Tomar um café é um dos hábitos favoritos da maioria das pessoas e isso acontece graças à riqueza do aroma e ao sabor encorpado do próprio café. Saiba como comprar café e delicie-se ao preparar os seus cafés prediletos em casa.

Para muitas pessoas, o dia só começa verdadeiramente depois de tomar o café da manhã e nada se compara a uma boa chávena de café. Nesse sentido, para fazer um bom café e ficar com todos os sentidos despertos, é preciso comprar o café mais adequado. Para o fazer corretamente, deve seguir os passos seguintes:

Tenha em atenção as características do seu moinho

Um bom moinho vai determinar a boa ou má qualidade da extração do café, independentemente de ter adquirido os melhores grãos de café que possam existir no mercado. Deve selecionar um moinho que seja adequado à sua máquina de café ou método de fermentação. Ao fazê-lo conseguirá obter toda a essência de um bom café.
Deve ter em atenção que durante o armazenamento do café, os grãos devem ficar inteiros, de forma a manterem o seu sabor original.

Experimente diferentes técnicas de torragem

Os grãos de café são torrados para remover a humidade e acrescentar um determinado sabor. Nesse sentido, com o intuito de comprar o melhor café, deve experimentar diferentes técnicas de torragem para descobrir qual delas proporciona um melhor gosto e aroma. Cada processo de torrefação produz um paladar distinto. Por exemplo, o processo de torrefação francês resulta num grão de café escuro e muito saboroso, ao passo que o italiano mostra um grão de café menos escuro. Todos os grãos de café com uma aparência mais clara são conhecidos por terem tido uma torrefação média.

Decifre os rótulos das embalagens

Por norma, os grãos de café crescem e são produzidos numa única área de cultivo. Contudo, algumas marcas conseguem um sabor consistente ao misturar grãos de café de várias fontes distintas e essa é uma informação que está presente nos rótulos das embalagens. Por exemplo, os cafés de sabores são infundidos com agentes líquidos como o chocolate e a baunilha mas, geralmente, não possuem os grãos de café de melhor qualidade. Quando estiver a comprar o café em lata num supermercado ou mercearia, leia os rótulos e procure pelas marcas de mistura colombianas e havaianas, dado que estas são as que oferecem uma maior garantia de qualidade.

Compre grãos de café de uma fonte conhecida

As produtoras de café mais conhecidas têm muito orgulho e confiança nas suas misturas, pois demonstram a qualidade do seu trabalho e dos seus produtos e isso paga-se muito caro. Um quilo de grãos de café adquirido numa loja gourmet pode ser muito dispendioso, mas a sua qualidade é inquestionável. As fontes conhecidas são, sem dúvida, o melhor local para a compra dos melhores produtos, nomeadamente os melhores grãos de café.

Estude a produção de café de várias regiões

Transforme o seu consumo de café num projeto divertido de pesquisa, onde vai estudar todas as características gerais que envolvem a produção de café de várias regiões distintas. Deve ter em atenção que o café vem de muitos países e regiões de cultivo diferentes e todos os grãos podem ser torrados de uma maneira específica, resultando numa combinação de misturas e sabores exclusivos.

Os tipos de café que pode comprar

Existem vários cafés que pode comprar e dos mais conhecidos, destacam-se os seguintes:

O Café Arábico: Este é conhecido como o café moka e é um dos mais antigos a ser produzido a um nível mundial. Tem uma torrefação média, um sabor seco e rico e apresenta tons de chocolate.

O Café Brasileiro: Apresenta uma torrefação média e moderadamente escura, o que faz com que o sabor do café seja doce e suave.

O Café Colombiano: É um tipo de café encorpado, com sabor a fruta e ácido. A sua aparência é ligeiramente escura.

O Café Costa-Riquenho: Trata-se de um café seco, de médio porte e tem um aspeto muito escuro.

O Café Etiopiano: Este é um café doce, meio encorpado, com sabor a fruta e apresenta um grão de café escuro.

O Café Havaiano: O café do Havai é conhecido pela sua delicadeza e fusão de sabores. Tem um paladar seco, ligeiramente doce e subtil. Os seus grãos têm um aspeto muito escuro.

O Café Queniano: É um café seco, ácido e apresenta uma cor moderadamente escura.

O Café Sumatriano: Este tipo de café é encorpado e ligeiramente fermentado. Os seus grãos apresentam uma cor muito escura.

Os cafés de torra leve: Existem muitas áreas que produzem e comercializam grãos de café com uma torra leve e uma cor clara, apesar de maioritariamente a sua produção estar concentrada nos países da América Central.

A sua votação: