Como utilizar uma máquina de café espresso de pistão

máquina de café espresso de pistão

A máquina de café espresso de pistão é uma máquina de café manual que utiliza o sistema de alavanca da mola do pistão na preparação de um café espresso. Saiba como a pode utilizar e seja criativo na extração de uma chávena de café deliciosa e original.

O que é uma máquina de café espresso de pistão

A máquina de café espresso de pistão é conhecida por preparar o distinto “espresso à italiana” e este é apreciado em todo o mundo. Trata-se de uma máquina de café manual que emprega o sistema de pistão e de alavanca na preparação de um café espresso. Este sistema surgiu na década de 50 e revolucionou a forma como até então o café era produzido, pois passou a ser produzido através de altas pressões em detrimento do uso do vapor. Atualmente, a máquina de café espresso de pistão é uma das melhores opções que estão no mercado, pois o café que é produzido mantém-se de grande qualidade.

Como utilizar a máquina de café de pistão na preparação de um café espresso

A máquina manual de café espresso de alavanca da mola do pistão possibilita a extração de um café espresso magnífico. Para o fazer corretamente, é necessário seguir os passos seguintes:

Aquecer a chávena de café

Uma das primeiras etapas a cumprir passa por aquecer a chávena onde o café vai ser servido. Coloque a chávena debaixo do porta-filtro e pressione a alavanca exterior para a encher com água quente. A água vai permitir que a chávena se mantenha quente até ao momento da extração do café.

Torrar e misturar os grãos de café

Para preparar uma chávena de café espresso deliciosa, é preciso torrar e misturar os grãos de café que pretende utilizar. Pode utilizar as misturas que entender, mas deve ter em consideração que os grãos de café devem ser torrados e misturados apenas no momento da extração do café para que mantenham a sua frescura e sabor original.

Colocar o café moído no porta-filtro

Para extrair um café espresso deve utilizar 7 a 9 gramas de café em pó e a moagem deste deve ser muito fina. Coloque os grãos de café moídos no porta-filtro e com o auxílio de um tamper ou compressore vá apertando o café. A utilização deste tamper ou compressore permite a aplicação de 15 a 20 quilogramas de força e isso faz com que os grãos de café moídos fiquem extremamente concentrados.
É aconselhável que tenha um bom moinho de café, pois não faz sentido ter uma máquina manual de café Elektra, Achille Gaggia ou La Pavoni se não tiver um moinho de café à altura.

Inserir o porta-filtro na máquina de café

Depois dos grãos de café terem sido bem apertados no interior do porta-filtro, este deve ser inserido na máquina de café. Esvazie a chávena de café que contém água quente e coloque-a por debaixo do porta-filtro para começar o processo de extração do café espresso.

Acionar a alavanca da máquina manual de café

Quando a alavanca exterior da máquina manual de café é pressionada para baixo, é feita uma pré-infusão que faz com que o pistão se eleve, inundando a câmara exterior com água. Deve aguardar um período mínimo de 10 segundos para que a água quente absorva todas as características dos grãos de café moídos.

Desprender a alavanca da máquina manual de café

Depois de manter a alavanca exterior em baixo durante alguns segundos, é preciso soltá-la suavemente para que a máquina manual de café deixe o pistão atuar (usa a força da mola). Assim que a alavanca chegar à sua posição original começa a extração de um café espresso delicioso.

Estes são os passos que deve seguir para extrair um café espresso  com uma máquina de café manual, no entanto é também muito importante ter conhecimento de alguns aspetos gerais que o auxiliam na preparação de um café, como: a qualidade da água, a torra e a mistura dos grãos de café, a dose de café mais adequada e o estado da máquina de café.

A sua votação: