Como usar uma cafeteira de pressão

Cafeteira de pressão

A cafeteira de pressão, também conhecida como prensa francesa, à semelhança de uma máquina de café espresso ou de uma caçarola turca é um elemento singular na preparação de um café. Se pretender uma grande chávena de café semelhante a uma obtida através do gotejamento, esta é uma forma rápida e prática de a conseguir. Saiba como usar uma cafeteira de pressão e prepare uma chávena de café saborosa.

O que é a cafeteira de pressão

A cafeteira de pressão ou prensa francesa é uma cafeteira cilíndrica de vidro que está equipada com uma placa de filtro e um êmbolo que, ao ser acionado, permite preparar o café de uma forma única. Ela é constituída por três peças fundamentais: dois filtros e um suporte próprio que vai segurar o êmbolo no momento de prensar o café.
Historicamente, a cafeteira de pressão ou prensa francesa surgiu por volta do ano de 1840, no entanto, só ficou conhecida no início do século XX. A partir daí nunca mais deixou de ser utilizada e, atualmente, é usada como um dos métodos mais eficazes na preparação de um café: o método prensado.

Como preparar um café com uma cafeteira de pressão

Para fazer um café de qualidade com uma cafeteira de pressão ou prensa francesa, é necessário cumprir com as etapas seguintes:

Moer corretamente os grãos de café

A moagem dos grãos de café é um dos passos mais importantes para fazer um café delicioso com uma cafeteira de pressão ou prensa francesa. O tipo de moagem mais indicado é a moagem média/grossa, pois assim conseguirá preparar um café mais suave e aromatizado. Se pretender, pode moer os grãos de café em casa, mas tenha em atenção que deve utilizar um moinho  de qualidade superior, preferencialmente os de rebarba. Caso contrário, pode adquirir o café moído numa loja especializada de cafés.

Aquecer o vidro da cafeteira de pressão

Esta é uma dica fundamental na preparação de um café prensado, uma vez que permite manter o café quente por mais tempo. Como tal, coloque uma caneca de água quente dentro da cafeteira e mantenha-a no seu interior durante alguns instantes antes de a despejar.

Determinar a quantidade de café a utilizar

A quantidade de café que é utilizada na cafeteira de pressão depende do volume de água que pretende adicionar. Por cada 120 mililitros de água, é preciso adicionar 8,5 gramas de café moído. Tenha em consideração que o café deve ser imediatamente introduzido na cafeteira de modo a manter os seus aromas e sabores principais, caso contrário fica com um sabor desagradável e obsoleto.

Adicionar água quente ao café moído

Depois de ter colocado a quantidade indicada de café moído no interior da cafeteira, é necessário adicionar água quente para fazer uma infusão. Misture a água e o café moído com o auxílio de uma colher e deixe a infusão atuar durante um período máximo de 4 minutos.

Empurrar o êmbolo da cafeteira de pressão para baixo

Passados os 4 minutos de infusão, é necessário empurrar o êmbolo da cafeteira de pressão para baixo. Faça-o com firmeza com o intuito de separar os grãos de café moídos do café propriamente dito. Ao pressionar o êmbolo, os filtros que o constituem vão arrastar consigo todas as borras de café que estiverem na água para o fundo da cafeteira, impedindo assim que elas invadam o espaço onde se encontra o café.

Servir o café

Depois de ter empurrado o êmbolo para baixo, o café fica pronto a ser servido. O resultado final apresenta uma chávena de café excecional, de sabores intensos.

A sua votação: