Como torrar e misturar grãos de café em casa

Misturar grãos de café em casa

Os apreciadores de café têm um paladar refinado, sendo exigentes na preparação da sua bebida. Atualmente, muitas pessoas torram e misturam os seus próprios grãos de café com o intuito de obter os melhores sabores. Saiba também como o pode fazer em sua casa e personalize o seu café de acordo com os seus gostos favoritos.

Como torrar e misturar os grãos de café em casa

A torra e a mistura dos grãos de café em casa permite a preparação de uma chávena de café com todos os seus sabores preferidos. Para a preparar de uma forma personalizada e original, siga os passos seguintes:

Compre grãos verdes de café

Os grãos verdes de café são aqueles que ainda não foram torrados e podem ser adquiridos numa loja especializada de cafés. No entanto, antes de os comprar, realize um estudo de mercado para conhecer as principais propriedades dos grãos de café, das suas plantas e da sua região de cultivo. Os grãos de café mais apreciados do mercado são os grãos do café Arábica, uma vez que apresentam uma qualidade superior em relação aos demais.

Torre os grãos verdes de café em pequenos lotes

Para torrar corretamente os grãos verdes de café em casa, é preciso que o faça em pequenas quantidades. Se pretender, pode utilizar a panela habitual das pipocas ou adquirir um equipamento de torrefação profissional. A opção mais viável passa por usar o forno de cozinha e este deve ser aquecido a temperaturas entre os 250ºC e 270ºC. Posteriormente, coloque pequenas quantidades de grãos verdes de café na respetiva panela e aguarde cerca de 8 a 10 minutos para eles ficarem bem cozidos. Os grãos de café, à semelhança das pipocas, estalam dentro da panela e libertam um óleo que, mais tarde, é removido durante o processo de arrefecimento.

Acompanhe o processo de torrefação

O processo de torrefação deve ser cuidadosamente acompanhado para que os grãos de café adquiram a tonalidade e sabor desejados. Tenha em atenção que, ao contrário das crenças populares, a torra mais escura dos grãos de café tem menos cafeína do que a torra mais clara e, quanto mais tempo os grãos de café ficarem no forno, maior será o volume de óleo produzido por eles. Existem gráficos de torrefação específicos que indicam o tempo médio que os grãos de café devem ficar no forno para adquirir uma determinada tonalidade, e estes podem ser adquiridos nas lojas de cafés especializadas.

Retire os grãos de café do forno

Quando os grãos de café atingirem a etapa de torrefação pretendida, é preciso removê-los e colocá-los à parte para arrefecer. Este passo é fundamental para afastar os óleos provenientes do processo de torrefação e para manter o sabor original dos respetivos grãos de café.

Adicione ingredientes naturais aos grãos de café torrados

Depois dos grãos de café terem arrefecido, acrescente os seus ingredientes prediletos para dar um sabor mais rico ao café. É aconselhável que utilize ingredientes naturais como a baunilha, a canela, as cascas de laranja, as raspas de chocolate ou qualquer outro ingrediente à sua escolha, pois estes combinam muito bem com o sabor do café. Nesta fase, cada um escolhe os seus próprios ingredientes, pois o objetivo principal passa por preparar um café de acordo com os gostos individuais.

Misture todos os ingredientes num moinho de café

À medida que for precisando, os grãos de café torrados e os ingredientes escolhidos devem ser colocados e moídos num moinho de café. Utilize um moinho de café diferente quando mistura cafés aromatizados para evitar deixar vestígios de sabor no seu moinho de café regular. No final, a sua mistura dos grãos de café será única e original e a sua chávena de café será uma bebida magnífica.

A sua votação: