Como remover uma mancha de café da roupa

Uma nódoa de café pode significar o início de um dia mau, especialmente quando se prepara para ir trabalhar ou se já se encontrar a tomar café na cafetaria habitual. No entanto, existem muitos métodos eficazes que podem ser colocados em prática para remover manchas de café da roupa. Saiba como remover as manchas de café da roupa e mantenha sempre uma boa aparência.

Quais os materiais necessários

Para remover uma mancha de café da roupa e para fazê-lo com sucesso, é necessário reunir os materiais seguintes:

  • Água
  • Tecido absorvente
  • Bacia ou recipiente
  • Toalhas de papel
  • Detergente
  • Escova pequena
  • Removedor de manchas
  • Bicarbonato de sódio
  • Vinagre branco

Como remover na prática as manchas de café da roupa

A remoção das manchas de café da roupa é uma tarefa de fácil execução. Para o fazer corretamente, siga os passos seguintes:

Utilizar água morna

Para retirar uma mancha de café da roupa, é necessário preparar um recipiente com água morna ou fervida. Deve fazê-lo o mais rápido possível para que a nódoa do café seja removida de uma forma imediata.

Se o derrame tiver acontecido em casa, é fácil preparar uma bacia ou recipiente com água quente. Se já estiver fora de casa, como por exemplo num estabelecimento comercial, é aconselhável que peça um copo de água quente e um guardanapo e humedeça o local onde se encontra a respetiva mancha de café.

Para obter os melhores resultados, a roupa manchada deve ser introduzida numa bacia ou recipiente de água morna, como tal, deve certificar-se que a agua cobre a peça de roupa, uma vez que isso é suficiente para que a nódoa saia por completo.

Usar detergentes de limpeza

Para se livrar de uma mancha de café das peças de vestuário, é aconselhável que as lave com o auxílio de detergentes de limpeza. A ação destes faz com que a nódoa desapareça de uma forma instantânea. Para o fazer corretamente, coloque a respetiva peça de roupa manchada em água com detergente e mantenha-a lá durante um período máximo de 20 minutos. Em seguida, lave-a da forma habitual. No final da lavagem, não encontrará vestígios de manchas de café na sua roupa.

Lavar a peça de roupa manchada com uma pequena escova

Outra forma bastante eficaz para remover as manchas de café da roupa passa por colocar uma pequena quantidade de detergente no local onde se encontra a respetiva nódoa e esfregá-la com um dedo. Tenha em consideração que a remoção de uma mancha de café é uma das nódoas mais complicadas de sair e se não for lavada no momento, torna-se mais difícil de ser eliminada. É aconselhável que coloque um pouco de detergente no local afetado, deixando-o atuar durante alguns minutos. Posteriormente, deve escovar o local onde se encontra a mancha de café com o auxílio de uma pequena escova e levar a peça de roupa para lavar. No final da lavagem, a peça de roupa estará como nova.

Empregar outras alternativas eficazes

No mercado, existem outras alternativas muito eficazes na remoção das manchas de café na roupa. Das principais, destacam-se as seguintes:

Removedores de manchas

Os removedores de manchas são conhecidos por retirarem as nódoas mais difíceis e são de fácil utilização. Basta aplicá-los na zona afetada, isto é, no local onde se encontra a nódoa do café e aguardar cerca de 5 minutos. Em seguida, pode colocar a peça de roupa na máquina de lavar num programa de lavagem normal.

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é muito utilizado no combate às nódoas e é muito útil na remoção das manchas de café. Para que ele seja eficaz, é preciso colocar uma quantidade suficiente de bicarbonato de sódio num tecido humedecido em água morna. Depois, deve utilizá-lo para esfregar a mancha de café. A roupa ficará com as suas cores originais e não terá qualquer indício de manchas.

Vinagre branco

O vinagre branco é uma das alternativas mais eficazes na remoção das manchas de café da roupa. A sua aplicação passa por misturar uma colher de chá de vinagre com um litro de água fria e, depois, colocá-la sobre a mancha. Tenha em atenção que deve utilizar toalhas de papel ou um tecido felpudo para esfregar e retirar a respetiva mancha.

A sua votação: