Como preparar a chávena de café de cafeteira perfeita

A chávena de café ideal é aquela que é capaz de fazer com que uma pessoa viaje no tempo, sem ter de sair do sítio onde se encontra. Nesse sentido, saiba como preparar a chávena de café perfeita e surpreenda todos os seus convidados ao presenteá-los com a melhor chávena de café das suas vidas.

A chávena de café perfeita é aquela que reúne todas as qualidades, aromas e sabores de um determinado tipo de café. Nesse sentido, para preparar a chávena de café ideal e para ficar sempre com aquele gosto delicioso na boca, necessita de dedicar a máxima atenção aos aspetos seguintes:

Certifique-se que a cafeteira está limpa

Na preparação de um café, uma das condições obrigatórias passa por ter uma cafeteira limpa e sem qualquer tipo de vestígio das utilizações anteriores. Só assim é possível recolher a essência de um determinado café e apreciar todos os seus sabores principais. Se, por outro lado, a cafeteira estiver suja, com a presença de óleos de café residuais, fruto de utilizações anteriores, o resultado poderá ser menos apelativo. O café perderá o seu sabor original e daí podem resultar o aparecimento de sabores desagradáveis. Para que isto não aconteça, deve lavar corretamente a cafeteira e retirar todas as impurezas que nela possam estar contidas.

Lave a cafeteira corretamente

Para que o café não perca a sua essência e sabor original, é necessário que a cafeteira esteja corretamente lavada. Durante a lavagem da cafeteira deve certificar-se que todos os vestígios foram retirados para que num futuro próximo a cafeteira esteja em perfeitas condições de utilização. Tenha cuidado ao utilizar o sabão, pois em demasia pode ficar camuflado na cafeteira. Para que isso não aconteça, após uma boa lavagem, enxague a cafeteira com bicarbonato de sódio e água para neutralizar os ácidos remanescentes e óleo de café.

Utilize água filtrada limpa

Lembre-se que o café é constituído por 99% de água e, como tal, deve certificar-se que utiliza apenas a melhor. A água que corre nas torneiras é da companhia das águas locais e esta é tratada quimicamente, o que pode alterar drasticamente o sabor do seu café. Dessa forma, pode utilizar água engarrafada, dado que esta não tem cloro. Contudo, se esta utilização for incomportável para si, pode optar por colocar um filtro na torneira da sua cozinha. Estes filtros garantem um ótimo funcionamento e são ideais para a lavagem de alimentos, preparação de chá ou café, entre outras funcionalidades.

Use filtros de rede

Para garantir um café com um gosto puro, limpo e fresco, opte por utilizar uma cafeteira de aço inoxidável com filtros de rede em vez dos filtros de papel, uma vez que estes garantem um paladar mais intenso e original. Os filtros de papel são uma boa alternativa, mas, em alguns casos, podem libertar corantes, descolorantes e cloro e qualquer um deles afeta diretamente o sabor de um café. Se preferir utilizar filtros de papel, opte pelos filtros de papel castanhos, dado que estes não possuem descolorantes e oferecem um produto mais natural.

Opte pela utilização de café fresco de qualidade

Na preparação de um café perfeito, deve procurar utilizar café fresco de qualidade. Este é ligeiramente mais caro, mas produz invariavelmente um café com um melhor aroma e sabor. Dessa forma, a melhor escolha passa pela seleção dos grãos de café em detrimento do café moído, pois os primeiros conseguem manter as qualidades do café intactas durante um maior período de tempo. Isso acontece porque o café começa a degradar-se pouco tempo depois da sua torrefação e a superfície de ambos determina a sua velocidade de deterioração. O café moído tem uma superfície mais pequena, logo, a sua decomposição é mais rápida.
A utilização dos grãos de café é vista como um enorme inconveniente em comparação com o café moído, pois implica um maior trabalho e perda de tempo na preparação e realização de um café. Porém, segundo os especialistas, depois de provar e sentir a diferença do sabor entre ambos, a preferência acaba por recair, na maioria das vezes, na utilização dos grãos de café.

Apresente a melhor chávena de café

Para que o seu café seja perfeito, independentemente da sua origem, deve utilizar duas colheres de sopa de café de qualidade para cada 177 ml de água. Esta medida pode ser ajustada de acordo com a sua preferência e gosto individual, dependendo se gosta do seu café fraco, médio ou forte. Espalhe a base de forma uniforme no filtro de café para que a fermentação ocorra sem qualquer tipo de obstáculo. O resultado final será uma chávena de café com os melhores sabores originais, que o levarão a viajar no tempo para a região onde foram produzidos.

Beba o seu café fresco

Para apreciar todos os sabores e aromas de uma chávena de café, é fundamental que a beba imediatamente, de modo a conseguir retirar todo o seu paladar. Se não o fizer, o café perde rapidamente o seu aroma e sabor e será necessário preparar um outro. Nesse sentido, nunca deve aquecer um café ou colocá-lo no micro-ondas, dado que ambos dividem o seu sabor original. Se pretender o seu café quente, sem afetar em demasia o seu sabor, é melhor utilizar uma garrafa térmica de aço inoxidável para manter o gosto e o calor do café, pelo menos durante um par de horas.

A sua votação: