Como obter o melhor café de uma máquina de café expresso

Máquina de café expresso

Nos últimos anos, o mercado das máquinas de café expresso desenvolveu-se de tal forma que, neste momento, a maioria das famílias tem uma máquina de café expresso no seu lar. Saiba como obter o melhor café de uma máquina de café expresso e surpreenda o palato dos seus convidados.

Para obter o máximo rendimento de uma máquina de café expresso e para extrair uma chávena de café de alta qualidade, é fundamental cumprir com os aspetos seguintes:

Escolher os melhores grãos de café

Para fazer um café expresso saboroso e aromático, é necessário selecionar os melhores grãos de café do mercado. Para escolher os melhores, é necessário adquirir os mais frescos. Como tal, deve observar a data que se encontra no verso da embalagem e verificar o dia em que o café foi torrado. Ao fazê-lo, estará a garantir todas as condições para obter um café com um gosto extraordinário.

Utilizar água fresca na preparação do café

Na preparação e extração de um café expresso, deve ter em conta que a água que se encontra no reservatório da máquina deve ser sempre mudada. Assim, o seu café será sempre fresco e saboroso. Tenha em atenção que não deve usar água destilada na preparação de um café, pois, apesar de não possuir impurezas, também não tem minerais e isso faz com que o café perca a sua robustez e aroma original.

Armazenar o café da forma mais adequada

O café contém óleos voláteis que são responsáveis pelo sabor do próprio café e que são libertados depois do processo de torrefação dos grãos de café. A partir do momento em que o café é torrado, a sua frescura começa a perder-se rapidamente e a forma como ele é armazenado também condiciona o seu sabor final. Para que isso não aconteça, deve armazenar o café num recipiente fechado com uma tampa hermética num lugar escuro e fresco. Tenha em atenção que os grãos de café não devem ficar armazenados ao ar livre e expostos à ação dos raios solares, pois acabam por perder os seus aromas principais. Por outro lado, também não os deve colocar no frigorífico, uma vez que eles têm a capacidade de absorver os odores que lá se encontram e isso altera significativamente o seu paladar.

Extrair corretamente o café

A quantidade de café utilizada faz a diferença entre um bom e um mau café. Para fazer um café expresso com um gosto extraordinário, é aconselhável que adicione uma colher de café por cada 25 mililitros de água. Tenha em atenção que o funcionamento da máquina de café expresso não deve ser interrompido enquanto o café estiver a ser tirado, uma vez que isso vai enfraquecer e prejudicar o seu sabor. A primeira chávena de café é a que apresenta um sabor mais forte, ao passo que as seguintes são mais fracas. À medida que o café for extraído, ele deve ser transferido para uma garrafa térmica para se manter sempre quente e saboroso. Deve evitar aquecer o café expresso, uma vez que isso vai fazer com que ele adquira um gosto muito mais amargo, afastando a sua essência e originalidade.

Limpar a máquina de café expresso

Uma máquina de café expresso bem limpa é sinónimo de um café com um ótimo paladar. Como tal, deve limpar com regularidade a máquina de café expresso para retirar todos os óleos e sujidades que lá ficaram no momento da extração do café. Para continuar a degustar um bom café, a jarra do café e o porta filtro devem ser lavados com água e sabão depois de cada utilização. Semanalmente, deve lavar a máquina de café expresso por inteiro e colocar todas as peças em água e bicarbonato de sódio. Mensalmente, deve limpar o interior da máquina de café expresso com vinagre e água. Para o fazer corretamente, terá de despejar ¼ de uma chávena de vinagre no reservatório da água e ligar a máquina de café expresso como se estivesse a tirar um café ou cappuccino. Depois, deverá acrescentar água para retirar o cheiro do vinagre. Este processo de limpeza é de extrema importância, pois o vinagre vai fazer com que a máquina de café expresso funcione de uma forma mais fluida, extraindo um café com a máxima qualidade.

A sua votação: