Como moer corretamente os grãos de café

Moer grãos de café

O segredo para obter um café excelente está relacionado com a moagem dos respetivos grãos. O café deve ser imediatamente utilizado depois de ter sido moído, caso contrário, começa a perder o seu aroma e sabor original. Saiba como moer corretamente os grãos de café e ofereça uma chávena de café única e saborosa a todos os seus convidados.

Para moer corretamente os grãos de um determinado café e para o fazer com sucesso, é necessário seguir os passos seguintes:

Selecionar um moinho de café

Existem vários tipos de moinhos de café disponíveis no mercado e, como tal, deve escolher aquele que melhor se adapta às suas necessidades. Os moinhos elétricos de café e de lâmina única são muito eficazes, mas também muito barulhentos. Eles têm a capacidade de moer os grãos de café, no entanto, podem produzir uma moagem desigual. É de realçar que o calor produzido pela lâmina faz com que os grãos de café percam um pouco do seu sabor original e isso pode retirar toda a essência de uma determinada variedade de café. Por outro lado, os moinhos manuais de café são também muito utilizados na moagem dos grãos de café. Eles são conhecidos pela sua eficiência e garantem uma moagem ajustada e uniforme.

Optar entre um moinho elétrico de café e um não elétrico

Para moer corretamente os grãos de um determinado café, deve optar por escolher entre um moinho elétrico de café e um não elétrico. Ambos têm as suas vantagens e desvantagens e cabe a cada apreciador de café decidir qual deles representa a melhor solução. O moinho elétrico de café é rápido, mas é também barulhento e não garante o prazer de moer os próprios grãos de café à mão. Por outro lado, o moinho não elétrico de café demora mais tempo para fazer a moagem e obriga a um maior esforço físico por parte do utilizador, uma vez que os grãos de café são moídos devido à sua força braçal. No entanto, é de destacar que o moinho não elétrico de café está disponível numa maior variedade de gamas e de preços e isso é uma enorme mais-valia a considerar. Em qualquer uma das hipóteses, deve observar a capacidade que cada uma tem para ajustar a moagem dos grãos e quais os métodos que utilizam para o fazer com êxito.

Adquirir os melhores grãos de café

Para moer corretamente o café, é necessário selecionar os melhores grãos de café do mercado. Para os escolher, é preciso adquirir os mais frescos. Dessa forma, para obter café fresco, deve deslocar-se a uma loja de cafés especializada que, habitualmente, mói o café no próprio dia. Por outro lado, também pode comprar café num supermercado, mas deve observar sempre a data de validade e de torrefação que se encontra no verso das embalagens. Tenha em mente que os melhores grãos de café são aqueles que foram torrados há menos de uma semana. Posteriormente, deve guardar o seu café num local fresco e escuro num recipiente hermeticamente fechado para conservar o aroma e o sabor do seu café predileto durante mais tempo.

Ajustar o moinho de café para a moagem adequada

Um dos fatores mais importantes na moagem dos grãos de café está relacionado com a forma como o moinho de café é ajustado. O seu ajuste permite que os grãos de café moídos tenham uma espessura mais fina ou mais grossa, consoante os gostos dos apreciadores. Os moinhos manuais de café têm dois encaixes de ajuste no eixo do punho e estes são responsáveis pela moagem dos grãos de café. Ao passo que no moinho elétrico de café, como o próprio nome indica, tudo é feito automaticamente, até que o café moído apresente o tamanho desejado.

Definir a espessura da moagem dos grãos de café

A moagem dos grãos de café é muito importante para a extração de uma chávena de café deliciosa. Contudo, a sua espessura vai determinar o tipo de utilização e o paladar do café extraído. Se pretender expor os grãos de café aos efeitos da água quente durante um curto período de tempo como, por exemplo, na extração de um café expresso, é necessário que eles tenham uma moagem extremamente fina. Por outro lado, quanto maior for o tempo de contacto com a água quente, mais grossos os grãos de café moídos precisam de ser. Tenha em consideração que quanto mais fina for a espessura da moagem dos grãos de café, mais amargo será o seu sabor final. Porém, se a moagem for muito grossa, o café pode ficar fraco, sensaborão e aguado. Dessa forma, deve encontrar um ponto de equilíbrio entre a moagem fina e grossa dos grãos de café, para que o seu café apresente um sabor inesquecível.

A sua votação: