Como limpar um filtro de uma máquina de café expresso

Máquina de café na cozinha

A limpeza do filtro de uma máquina de café expresso melhora consideravelmente a qualidade da extração de um café e isso acontece graças à ação de dois agentes de limpeza: o vinagre e o ácido cítrico. Saiba como limpar o filtro de uma máquina de café expresso e zele pelo sabor original da sua chávena de café.

Quais os agentes de limpeza a serem utilizados

A limpeza de um filtro de uma máquina de café expresso deve ser realizada com o auxílio de alguns agentes de limpeza. Dos mais populares, destaca-se a utilização do vinagre e do ácido cítrico. Ambos são muito bons e bastante eficazes.

O vinagre

O vinagre é um dos agentes de limpeza ecológicos mais apreciados no mercado. Ele tanto pode ser utilizado para remover determinadas manchas de café da roupa, como na limpeza de uma máquina, filtro ou moinho de café. No entanto, a utilização do vinagre, apesar da sua eficiência, tende a deixar um aroma e um sabor persistente e estes demoram algum tempo a desaparecerem por completo.

O ácido cítrico

O ácido cítrico (oriundo dos citrinos) é também muito eficaz na limpeza de um filtro de uma máquina de café expresso. Ele pode ser adquirido em qualquer drogaria ou supermercado e a sua aplicação prática não deixa ficar qualquer tipo de cheiro nem adultera o sabor do café.

Como limpar na prática um filtro de uma máquina de café expresso

Para limpar corretamente um filtro de uma máquina de café expresso, siga os passos seguintes:

  • Coloque 4 chávenas de água morna num recipiente. Depois, adicione 30 mililitros de ácido cítrico ou vinagre e mexa com uma colher os dois ingredientes. Certifique-se que ficam bem misturados;
  • Adicione 4 chávenas de água ao recipiente que contém a água morna e o ácido cítrico ou vinagre para que o preparado fique mais consistente;
  • Despeje o conteúdo no depósito da água da máquina de café que, geralmente, se encontra na parte de trás;
  • Ligue a máquina de café e extraia metade do depósito da água para que o filtro possa ser corretamente lavado;
  • Desligue a máquina de café e deixe-a parada durante um período de 15 a 30 minutos;
  • Reinicie a máquina de café e permita que a água restante que se encontra no depósito seja retirada. Assim, o filtro ficará sem qualquer tipo de vestígios de grãos de café ou sujidades e em ótimas condições de utilização;
  • Introduza 8 chávenas de água fresca no depósito da máquina de café e coloque-a em funcionamento. Ao fazê-lo, conseguirá retirar todos os odores e impurezas que possam afetar a extração da sua chávena de café. Nos casos em que é utilizado o vinagre como agente de limpeza, é necessário repetir este processo para que o sabor original do café nunca fique comprometido.
A sua votação: