Como limpar corretamente um moinho de café

2 moinhos de café

O moinho de café é um dos eletrodomésticos mais populares na cozinha de um chef ou de um apreciador de café. Além dos grãos de café, ele pode ser utilizado para moer  todo o tipo de ervas e especiarias. Assim sendo, é fundamental que o moinho de café seja limpo com regularidade com o intuito de remover todos os óleos, odores e resíduos que lá possam estar. Saiba como o fazer e não comprometa o gosto distinto da sua chávena de café.

Quais os materiais necessários

Para limpar um moinho elétrico ou manual de café, é necessário reunir os materiais seguintes:

  • Panos limpos ou toalhas de papel
  • Arroz seco e cru
  • Sabão ou detergente

A limpeza de um moinho elétrico ou manual de café permite a extração de um café fresco e saboroso. Para ser corretamente efetuada, é necessário seguir os 6 passos seguintes:

1. Preparar e organizar o local de limpeza

Para que o processo de limpeza de um moinho de café seja bem feito, é fundamental que a área de limpeza esteja devidamente organizada. Como tal, deve escolher um local nivelado, amplo e com todos os materiais necessários à sua disposição. Assim, terá todas as condições para limpar corretamente o moinho de café e conseguirá uma melhor qualidade de moagem para o seu tipo de café predileto.

2. Desligar o moinho de café

Se o seu moinho de café for elétrico, é necessário desligá-lo antes de realizar qualquer operação de limpeza para que não existam eventuais acidentes. Em seguida, deve retirar o máximo de resíduos que conseguir e pode fazê-lo com o auxílio de um pano ou toalha de papel limpa. Se pretender, pode colocar o moinho de café ao contrário para facilitar a remoção de todas as partículas que lá possam estar.        

3. Moer arroz no moinho de café

Uma das técnicas mais utilizadas e eficazes na limpeza de um moinho de café é a moagem de arroz seco e cru. O arroz moído tem a capacidade de retirar todos os óleos e cheiros que possam estar associados ao desempenho de um moinho de café. Ao fazê-lo, o seu moinho de café deixa de ter odores desagradáveis e isso permite-lhe desfrutar dos aromas e sabores originais do seu café ou cappuccino preferido. Deve repetir este passo as vezes necessárias, até que o moinho de café não apresente qualquer tipo de odor estranho.

4. Retirar o arroz moído

Depois de ter triturado os grãos de arroz, é necessário limpar novamente o seu moinho de café. Em primeiro lugar, deve esvaziá-lo e retirar o arroz moído que lá se encontra. Depois, é indispensável que passe uma toalha ou um pano limpo pelo interior do respetivo moinho. Ao fazê-lo, o seu moinho de café ficará em ótimas condições de utilização para uma situação de moagem futura. Tenha em atenção que as lâminas do moinho de café devem ser limpas com um pano humedecido em álcool para retirar todas as bactérias que poderão afetar o gosto do café.

5. Lavar a tampa do moinho de café

Para que a limpeza do moinho de café seja corretamente efetuada, a tampa do respetivo moinho também deve ser lavada. Coloque-a em água com sabão ou detergente e lave-a muito bem. Ao fazê-lo, estará a garantir que nenhuma impureza ou resíduo é misturado com o sabor dos seus grãos de café. Deixe a tampa do moinho secar ao ar livre para que ela não fique com nenhum sabor a sabão ou detergente.

6. Limpar o exterior do moinho de café

Para que a limpeza de um moinho de café seja completa, é necessário limpar o seu exterior. Se não o fizer, certamente que a vontade de apreciar e preparar um café diminuirão consideravelmente. No entanto, se realizar uma limpeza e manutenção regular, sensivelmente duas vezes por semana, o seu moinho de café estará sempre em ótimas condições de utilização e isso poderá ser suficiente para criar em si o desejo de extrair uma chávena de café maravilhosa.

A sua votação: