Como fazer um gelado de Irish coffee

Gelado de Irish coffee

O Irish coffee também é apelidado de café irlandês e é conhecido por ser uma bebida à base de café, uísque, açúcar e chantilly. Trata-se de uma das receitas de café mais populares e apreciadas em todo o mundo, que também pode ser usada na confeção de um gelado. Saiba como fazer um gelado de Irish coffee e delicie-se na degustação de uma sobremesa deliciosa.

O que é o Irish coffee e qual a sua origem?

O Irish coffee, também conhecido como café irlandês, é uma das bebidas de café mais saborosas e conceituadas em todo o mundo. Ele teve origem no bar do restaurante do aeroporto de Foynes, na Irlanda, no ano de 1942 e, desde então, tem feito as delícias de todos os apreciadores de café. O Irish coffee distingue-se dos demais por ser uma mistura de café com uísque irlandês, açúcar, natas ou chantilly e existem várias formas distintas de o preparar.

Ingredientes necessários para fazer um gelado de Irish coffee

  • Gelado de café (500 gramas)
  • Café expresso instantâneo (3 colheres de sopa)
  • Uísque irlandês ou bourbon (3 colheres de sopa)
  • Natas batidas ou chantilly (uma taça)

Nota: Tenha em atenção que esta quantidade de ingredientes deve ser usada apenas para a preparação de um gelado de Irish coffee para 3/4 pessoas. Se pretender fazer mais, será necessário adaptar a quantidade de ingredientes a utilizar.

Preparação

1. Prepare um café expresso

Para fazer um gelado de Irish coffee, é preciso fazer um café expresso. Pode utilizar o seu tipo de café predileto para que o gelado tenha os seus sabores e aromas favoritos. É de realçar que muitas pessoas utilizam o café moído na preparação do gelado de Irish coffee com o intuito de destacar o gosto inconfundível do café.

2. Amoleça o gelado de café

Na preparação do gelado de Irish coffee, é fundamental que o gelado de café a ser utilizado esteja num estado semilíquido, para que a mistura dos restantes ingredientes seja fácil. Como tal, é necessário deixar o gelado de café à temperatura ambiente durante um período mínimo de 15 minutos.

3. Dissolva o café no uísque

Depois do gelado de café ter sido derretido, é preciso dissolver o café no uísque. Preferencialmente, deve optar por escolher um uísque irlandês devido à sua composição: 50% de cevada maltada, 30% de cevada não maltada, 10% de centeio e 10% de trigo. No entanto, também pode utilizar um bourbon para obter bons resultados. Em seguida, dissolva o uísque no café expresso e utilize um recipiente específico para misturar o café e o uísque com o gelado de café.

4. Leve o preparado ao congelador

Depois de ter misturado todos os ingredientes, nomeadamente o uísque, o café e o gelado de café num recipiente específico, é preciso levar ao congelador. Coloque o recipiente no congelador e aguarde um prazo máximo de 24 horas para que ele esteja pronto a ser servido.

5. Retire o preparado do congelador e sirva-o bem fresco

Para servir o gelado, deve retirar do congelado o recipiente com o café gelado. Com o auxílio de uma colher despeje o preparado congelado num copo largo e comprido. Em seguida, coloque as natas ou chantilly em cima do gelado e decore-o a gosto, isto é com chocolate, nozes ou outros ingredientes que tenha escolhido. Se pretender, também pode utilizar um cone de baunilha para degustar o gelado de Irish coffee. Por último, relaxe e desfrute de uma excelente sobremesa.

A sua votação: