Como fazer um frapuccino em casa

frapuccino  do starbucks

O frapuccino é uma das bebidas geladas à base de café mais consumidas em todas as cafetarias do mundo. Trata-se de uma espécie de café gelado batido com leite que faz as delícias dos palatos mais exigentes. Aprenda a fazer um frapuccino em casa e delicie-se ao saborear uma bebida que vai mexer com os seus sentidos.

Quais os materiais e ingredientes necessários

Para fazer um frapuccino em casa, é necessário reunir os materiais e os ingredientes seguintes:

  • Máquina de café ou cafeteira
  • Liquidificador
  • Grãos de café de torra escura
  • Leite com baixo teor de gordura (1/2 chávena)
  • Xarope de chocolate
  • Açúcar ou adoçante (2 colheres de sopa)
  • Cubos de gelo
  • Copo alto
  • Chantilly, raspas de chocolate, pedaços de bolacha, baunilha ou amêndoa (opcional)

Para fazer um frapuccino maravilhoso, siga os 5 passos seguintes:

1. Extraia uma chávena de café

Para preparar um frapuccino, é preciso extrair uma chávena de café de uma cafeteira ou máquina de café. Tenha em atenção que os grãos de café que devem ser utilizados são os de torra escura para que a sua bebida fique com o sabor mais adequado.

2. Coloque o café no frigorífico

A preparação de um frapuccino obriga a que o café esteja frio e, como tal, deve colocá-lo no frigorífico a refrescar durante um período de duas a três horas. Tape o café para que ele não perca o seu aroma e sabor original e para que não absorva os eventuais odores que estejam no frigorífico.

3. Misture todos os ingredientes

Misture o café gelado com ½ chávena de leite, açúcar e xarope de chocolate num liquidificador. Mantenha-o ligado durante um período de 30 segundos a um minuto até que todos os ingredientes estejam misturados. Se pretender, pode acrescentar outros ingredientes à sua bebida, mas corre o risco de a poder estragar.

4. Introduza o gelo no liquidificador

Utilize a quantidade de cubos de gelo que achar conveniente, de acordo com o tipo de copo onde vai apresentar a bebida. Coloque-os no liquidificador, em conjunto com os outros ingredientes, e mantenha-o ligado durante aproximadamente 20 segundos até que o preparado adquira uma espessura consistente.

5. Enfeite o frapuccino

Este é o momento mais aguardado, uma vez que é quando o frapuccino é enfeitado e servido. Dessa forma, depois de ter misturado todos os ingredientes no liquidificador, é necessário verter o preparado para um copo alto. Em termos de decoração, e à semelhança de outras bebidas feitas à base de café, pode usar chantilly, raspas ou topping de chocolate, pedaços de baunilha ou amêndoa para colocar por cima do seu frapuccino. O seu aspeto final ficará extraordinário e o seu gosto será único e delicioso.

A sua votação: