Como fazer um delicioso licor de café

Copo com licor de café

Não raras vezes, os apreciadores de café gostam de desfrutar deste sabor inconfundível de outras formas – quer seja num doce, rebuçado, chocolate ou, porque não, um licor. Preparar um delicioso licor de café em casa é fácil e, uma vez pronto, vai poder desfrutar dele sempre que lhe apetecer um delicioso e original sabor a café.

Licor de café caseiro

Seja para acompanhar sobremesas (principalmente as que levam chocolate, pois, este combina na perfeição com o sabor do café) ou simplesmente um digestivo para ser degustado após as refeições, um licor de café feito por si é algo que qualquer amante de café deve experimentar fazer pelo menos uma vez! Simples e pouco dispendioso, o seu principal ingrediente é, sem dúvida, uma boa dose de paciência, uma vez que o tempo de repouso que a confeção de um licor de café requer, ainda é um pouco demorado.

Ingredientes (para um litro de licor de café)

  • 1 litro de aguardente de boa qualidade
  • 200 gr de grão de café torrado
  • 200 ml de água
  • 450 gr de açúcar

Opcional

Existem muitas variações da receita de licor de café simples e passam por misturar café moído ou em pó juntamente com o café em grão; ou então a inclusão de ingredientes mais arrojados como leite condensado, baunilha, cascas de laranja ou canela em pau. Nada como experimentar!

Utensílios necessários

  • Um recipiente de vidro que feche muito bem
  • Filtros de pano ou de papel reforçado para coar
  • Funil para ajudar a transferir os líquidos
  • Uma licoreira

Modo de preparação

  1. Coloque os grãos de café e a aguardente dentro do recipiente de vidro que escolheu (este deve vedar bem) e reserve, de preferência num local seco e escuro durante 20 a 30 dias.
  2. Agite o frasco regularmente. Idealmente, esta tarefa deve ser executada todos os dias mas, se não for possível, o frasco deve ser agitado pelo menos de 5 em 5 dias.
  3. Passado o período de 20 a 30 dias, utilize um filtro de pano ou de papel reforçado para filtrar esse líquido. Se desejar, pode manter alguns grãos de café no licor, o que irá proporcionar-lhe não só um aspeto, mas também um sabor mais interessante.
  4. Coloque, numa panela, o açúcar e a água (recomenda-se o uso de água mineral/engarrafada) e leve a lume brando. Deixe o açúcar derreter, de forma a obter uma espécie de xarope, mas sem deixar engrossar. Depois de ter levantado fervura, deixe arrefecer por completo, para depois juntar este xarope ao frasco que contém a mistura de café e aguardente. Deixe repousar 24 horas.
  5. No dia seguinte, depois de bem agitado, filtra-se novamente o líquido, transferindo-o, de seguida, para uma licoreira.
  6. Embora o licor de café possa ser consumido de imediato, recomenda-se um repouso adicional de 30 dias para garantir um sabor ainda mais acentuado. O licor de café é um licor que só melhora com a passagem do tempo, por isso, bom proveito!
A sua votação: