Como fazer uma chávena de café perfeita

Para começar o dia da melhor maneira e enfrentar o trabalho e o stress do quotidiano, não há nada como saborear uma boa chávena de café logo pela manhã. Saiba como fazer uma chávena de café perfeita e tenha um doce e delicioso despertar.

Para saborear uma chávena de café perfeita não é necessário deslocar-se a nenhuma loja de café especializada, pois pode fazê-lo em casa. É uma tarefa de fácil execução e tem apenas de seguir os passos seguintes:

Ter uma boa máquina de café

Para fazer um café delicioso, é fundamental que tenha uma máquina de café em boas condições de utilização. Se a máquina de café não estiver a funcionar corretamente, a extração estará comprometida e o café não terá o seu sabor original. Caso não tenha nenhuma máquina de café, ou a que tem em sua posse já é antiga, pode adquirir uma nova de modo a beneficiar do melhor café. Independentemente da marca que escolher, deve observar detalhadamente as suas características principais, nomeadamente a potência, pressão e tipo de sistema.

Comprar um bom café

Para comprar um bom café e fazer a chávena de café perfeita é necessário adquirir os melhores grãos de café. Existem muitas variedades de café no mercado e estas proporcionam um gosto mais doce ou amargo, leve ou encorpado e cabe a cada um descobrir o seu preferido. Nesse sentido, deve estudar os vários tipos de café existentes, experimentá-los e eleger o seu predileto. Por exemplo, os grãos de café Arábica são mais suaves e saborosos que os grãos de café Robusta que, por sua vez, garantem um sabor mais forte e encorpado.

Adquirir um café que tenha sido torrado recentemente

Ao comprar café deve dedicar a sua atenção ao facto do café ter sido torrado há muito ou pouco tempo. Existem lojas que torram o café no próprio dia, no entanto, se comprar num supermercado, deve observar com a máxima atenção a data em que o produto foi torrado (consta no fundo da embalagem). Os grãos de café, desde que estejam guardados num local fresco e seco, mantêm-se com uma ótima qualidade durante um prazo máximo de duas semanas após a sua torrefação. Se ultrapassar este prazo, o café perderá o seu aroma e sabor originais.

Limpar o depósito de água da máquina de café

Um dos aspetos mais importantes para fazer uma chávena de café perfeita passa por limpar corretamente o depósito de água da sua máquina de café. Este é o local onde mais se acumulam lixos e todo o tipo de bactérias e, como tal, deve ser limpo com regularidade. Pode fazer a limpeza do depósito de água da máquina de café em 5 passos distintos. São eles:

  1. Coloque dois copos de vinagre para desinfetar o recipiente;
  2. Encha o espaço restante do recipiente com água;
  3. Ligue a máquina de café o tempo suficiente para que a água fique bem quente;
  4. Deite fora a água e o vinagre que se encontravam no depósito de água. Esta ação purifica o depósito de água e impede a acumulação de resíduos;
  5. Acrescente dois copos de água limpa para retirar o gosto do vinagre.

Utilizar água filtrada

Na preparação de um café, opte sempre por utilizar água filtrada, dado que esta não tem químicos, nem foi sujeita a qualquer tipo de tratamento de bactérias. Ao utilizar água filtrada no depósito da sua máquina, apreciará o paladar original de um café e retirará o máximo rendimento dos grãos de café. Quando utiliza água da companhia, o café, independentemente da sua qualidade, apresenta um sabor totalmente distinto e isso deve-se aos fertilizantes utilizados nos tratamentos de águas públicas.

Acrescentar outros ingredientes

Pode acrescentar outros ingredientes para completar e enriquecer o seu café. Os ingredientes mais utilizados são: o chocolate, o creme, as natas, entre outros. Neste aspeto, cada um tem a liberdade de escolher os seus próprios ingredientes, pois a chávena de café perfeita é aquela que vai ao encontro dos gostos e desejos de cada um.

A sua votação: