Como fazer um cappuccino perfeito

Um cappuccino é uma bebida deliciosa que combina todos os sabores exclusivos de um café expresso com a delicadeza e suavidade do leite e da sua espuma. Saiba como fazer um cappuccino perfeito e delicie-se com descontração.

A constituição de um cappuccino

Um cappuccino é uma das bebidas mais populares num bar ou numa cafetaria e isso deve-se à excelência dos seus sabores principais. Existem várias maneiras diferentes de preparar um cappuccino, no entanto, em todas elas o café expresso e o leite são ingredientes comuns que devem ser sempre utilizados. Normalmente, um cappuccino é composto por 1/3 de café expresso, 1/3 de leite quente e 1/3 de espuma de leite. No entanto, algumas pessoas preferem utilizar natas ou chantilly em detrimento da espuma de leite, pois garantem que o cappuccino fique ainda mais doce e delicioso.

Os materiais necessários para a preparação de um cappuccino

Para que a preparação de um cappuccino seja efetuada com sucesso, é necessário reunir os materiais seguintes:

  • Máquina de café expresso vaporizada
  • 7,5 a 15 gramas de café fresco moído
  • 30 centilitros de leite frio
  • Recipiente para aquecer o leite
  • Termómetro
  • Canela, cacau ou topping de chocolate
  • Natas ou chantilly
  • Colher e chávena de café

Como preparar um cappuccino

Para fazer um cappuccino perfeito é preciso reunir todo o material necessário e seguir os passos seguintes:

Colocar o leite num recipiente

Na preparação de um cappuccino deve começar por introduzir 1/3 de leite frio (30 centilitros) num recipiente específico (preferencialmente em aço inoxidável) e depois colocá-lo a aquecer sob a vareta de vapor que se encontra na máquina de café expresso.
É de realçar que a diferença entre um cappuccino e um café latte é a de que o cappuccino é constituído por um café expresso misturado com leite e espuma, enquanto que o café latte é apenas um expresso misturado com leite.
Tenha em mente que deve limpar a vareta de vapor da máquina de café antes e depois de a utilizar, uma vez que o arrefecimento do leite quente pode levar ao aparecimento de fungos e bactérias.

Aquecer o leite

Ligue o vapor da sua máquina de café expresso e veja o volume do leite crescer à medida que ele for ficando quente. Desligue o vapor quando o termómetro chegar aos 140 graus centígrados. Tenha em atenção que nunca deve tocar na vareta de vapor depois do vapor ter sido ligado, uma vez que isso pode provocar queimaduras muito graves. Certifique-se que segura o recipiente do leite com firmeza e apenas pela sua asa para não correr o risco de se magoar involuntariamente.

Introduzir o café no porta-filtro

Coloque cerca de 7,5 a 15 gramas de café fresco moído no porta-filtro da sua máquina de café para fazer um expresso forte e consistente. Existem vários tipos de café que estão disponíveis no mercado, como o arábico, o brasileiro, colombiano, havaiano, de torra leve, entre outros e, como tal, deve comprar aquele que mais aprecia.

Apertar o café corretamente

Antes de colocar o porta-filtro de café na respetiva máquina, deve apertar o café moído com convicção, de modo a impedir que a água atravesse o porta-filtro depressa demais. Se não o fizer, o café perde os seus sabores principais e isso vai estragar o seu cappuccino. Muitos porta-filtros têm uma linha desenhada no seu interior que mostra até onde o café deve ser apertado.

Extrair o café

Para tirar um café expresso perfeito, é necessário colocar o porta-filtro na máquina de café e colocar uma chávena ou caneca por debaixo para começar a sua extração. Em seguida, deve pressionar o botão para iniciar a água e aguardar aproximadamente 25 segundos para fazer cerca de 30 centilitros de café expresso. Um café expresso bem tirado é escuro e rico e apresenta uma espuma apetitosa.

Concluir e enfeitar o cappuccino

Depois de ter tirado um café expresso para uma chávena ou caneca, é necessário acrescentar o leite que foi aquecido na vareta de vapor da respetiva máquina. Ao verter o leite para a chávena, deve utilizar uma colher para segurar a espuma. Só depois de ter colocado 1/3 do leite quente na chávena com café, é que deve acrescentar a espuma, natas ou chantilly, dependendo das suas preferências. Por último, pode fazer com que o seu cappuccino tenha um visual mais apelativo ao adorná-lo com canela, cacau, topping de chocolate ou até raspas de bolacha ou chocolate. Dessa forma, o seu cappuccino terá um gosto e um aspeto fantásticos.

A sua votação: