Como fazer café numa máquina de balão

Café numa máquina de balão

A máquina de balão é também conhecida como máquina de café de vácuo ou de sifão e garante uma chávena de café  original. Saiba como funciona uma máquina de balão e aprenda a fazer um café delicioso, à boa maneira antiga.

O que é uma máquina de balão?

A máquina de balão, à semelhança da máquina de café espresso, é um acessório para a preparação de um café, que funciona segundo o princípio da expansão e contração dos vapores de água.

A constituição de uma máquina de balão

Uma máquina de balão é composta pelos elementos seguintes:

Dois recipientes de vidro

Uma máquina de balão utiliza dois vasos de vidro (normalmente arredondados), em que um deles tem um funil, um filtro e uma base. Eles ficam dispostos um em cima do outro, sendo que no vaso de vidro inferior fica a água quente e no superior os grãos de café moídos.

Uma vedação

Geralmente, usa-se uma junta de borracha para unir o vaso de vidro superior com o inferior. Ao fazê-lo impede-se o aparecimento de uma fuga de água ou de café na máquina de balão.

Um filtro

O filtro utilizado pode ser de vidro, papel, metal ou pano.

Uma fonte de aquecimento

Por norma, existem três tipos de aquecimento: um queimador de álcool de pano pavio, fogão a gás ou elétrico e um queimador específico de butano.

Ao utilizar um processo destes na preparação de um café, descobrirá o aroma, o perfume, o movimento, o toque e a ação de um determinado tipo de café.
Este é um dos métodos mais antigos que é utilizado na preparação de um café e a maior parte das máquinas de balão mais conhecidas do mundo, são as que são produzidas e comercializadas pela Bodum, que é um fabricante especializado na produção de cafeteiras sifão.

Como preparar um café com uma máquina de balão

A preparação de um café de qualidade com uma máquina de balão, de vácuo ou de sifão, é um processo exclusivo e demorado. Para o fazer corretamente, é necessário cumprir com as etapas seguintes:

Moer corretamente os grãos de café

A moagem dos grãos de café é um dos passos mais importantes na preparação de um café com uma máquina de balão. O tipo de moagem mais indicado é a moagem fina, pois assim conseguirá preparar um café mais encorpado e saboroso. Tenha em atenção que os grãos de café devem ser moídos no momento em que são utilizados, para que o café seja o mais fresco possível.

Colocar o filtro na devida posição

O filtro deve ser instalado no recipiente de vidro superior. Ele fica no fundo do sifão e tem a missão de separar a água quente dos grãos de café moídos. Verifique se ele fica bem colocado e centrado para que não exista nenhuma fuga que possa comprometer a qualidade final do seu café.

Adicionar água quente

Para que a preparação de um café com uma máquina de balão seja mais rápida, coloque água quente no interior do recipiente de vidro inferior. Existe uma marca específica no vaso de vidro que lhe indica até onde a água quente deve ser adicionada.

Juntar os dois recipientes de vidro

Os dois recipientes de vidro que constituem uma máquina de balão devem ficar bem encaixados um no outro. Como tal, utilize uma junta de borracha para os vedar e aperte-a com firmeza. Esta etapa é de extrema importância, uma vez que possibilita a passagem de água quente do recipiente de vidro inferior para o superior.

Inserir o café moído no recipiente de vidro superior

Os grãos de café moídos devem ser colocados no recipiente de vidro superior. Tenha em mente que por cada 120 mililitros de água, devem ser adicionados cerca de 10 gramas de café moído para fazer uma chávena de café excecional.

Aplicar a fonte de calor

Depois de ter adicionado água quente no recipiente de vidro inferior, é preciso levá-lo a aquecer sobre uma determinada fonte de calor. Ao fazê-lo, a água começará a ferver e inundará o recipiente de vidro superior, misturando-se com os grãos de café moídos. Utilize uma colher de madeira para mexer a água e os grãos de café moídos para que o preparado fique mais consistente. À medida que a água for fervendo e expandindo, a temperatura deve ser regulada e mantida entre os 90 e os 95 graus centígrados.

Remover a fonte de calor

Quando o recipiente de vidro superior estiver cheio de água quente, é necessário remover a fonte de calor que está a aquecer o recipiente de vidro inferior para se iniciar a extração do respetivo café. Quando a fonte de calor é removida, é criado automaticamente um vácuo de pressão negativa que puxa a mistura de café e água para baixo. À medida que a mistura vai descendo, as borras de café ficam retidas no respetivo filtro e o café fica alojado no recipiente de vidro inferior.

Afastar o recipiente de vidro superior e servir o café

Para terminar a preparação de um café numa máquina de balão, é necessário afastar o recipiente de vidro superior e servir o café que se encontra no vaso de vidro inferior. O resultado final apresenta uma chávena de café muito apreciada por todos os amantes de café em todo o mundo.

A sua votação: