Como fazer um café gelado vietnamita

café gelado vietnamita

Um café gelado vietnamita é uma bebida que é feita de contrastes, uma vez que mistura o gosto amargo do café robusta com o sabor adocicado do leite condensado. Saiba como fazer um café gelado vietnamita e prepare uma bebida que vai refrescar os seus sentidos.

O que é um café gelado vietnamita

O café gelado vietnamita é uma bebida tradicional à base de café que é servida e muito apreciada no Médio Oriente. Na sua essência, trata-se de uma combinação explosiva que mistura os sabores exclusivos do café com a doçura do leite condensado e a frescura de vários cubos de gelo.
O tipo de café que é utilizado na preparação de um gelado vietnamita é o café robusta e a torra dos seus grãos deve ser, preferencialmente, muito escura. Este tipo de torra é muito amargo, o que contrasta com o sabor açucarado do leite condensado. Assim, quando os dois se juntam, forma-se uma bebida única com sabores equilibrados e consistentes.

Quais os ingredientes e materiais necessários

Para preparar um café vietnamita autêntico, é preciso reunir os ingredientes e materiais seguintes:

Filtro vietnamita

O filtro vietnamita é uma espécie de cafeteira de café que é utilizada na preparação do café vietnamita. Trata-se de um filtro que é feito em metal, tem depósitos de café e água e apresenta uma base com pequenos furos para extrair o café. Este filtro está disponível para as medidas de 120 e 300 mililitros, mas isso depende do número de chávenas de café que pretenda preparar.

Café

Na preparação de um café gelado vietnamita, o café mais utilizado é o do tipo robusta. Este tipo de café tem um gosto muito amargo e para melhorar o seu paladar é necessário que a torra dos grãos de café seja muito escura. Para fazer um café gelado vietnamita deve utilizar cerca de 12 gramas de café por cada 120 mililitros de água e utilizar uma moagem média dos grãos de café.

Leite condensado

O leite condensado é um ingrediente muito doce, encorpado e de fácil armazenamento. A sua utilização é fundamental na preparação de um café gelado vietnamita, uma vez que vai suavizar o sabor amargo do café robusta.

Água e gelo

Para fazer um café gelado vietnamita, utilize água mineral ou filtrada em vez da água da companhia, dado que esta é tratada e poderá ter cloro ou calcário. Tenha em atenção que a presença destes elementos na água, modifica o aroma e o sabor do café e isso compromete a qualidade do seu café gelado.

Todo o processo de infusão demora cerca de 4 minutos e esse tempo é contabilizado a partir do momento em que a água é adicionada ao filtro vietnamita, até à extração das últimas gotas de café. Se o tempo de preparação for diferente, é necessário ajustar a quantidade de café a utilizar e regular a moagem dos grãos de café.

Passos necessários para a preparação do café gelado vietnamita

A preparação de um café gelado vietnamita abrange a realização dos 7 passos seguintes:

1. Reúna todos os materiais e ingredientes

Os materiais e ingredientes principais a utilizar são: o filtro vietnamita, o café moído, o leite condensado, a água e o gelo e o copo ou chávena onde vai ser servido o café.

2. Adicione leite condensado

Cubra a parte do fundo do seu copo ou chávena com leite condensado (cerca de um centímetro).

3. Acrescente os grãos de café moídos

O filtro vietnamita é colocado na parte superior do copo ou da chávena que pretende utilizar. Ele é parecido com um chapéu e no seu interior é onde o café e a água devem ser introduzidos. Ao usar um filtro vietnamita de 120 mililitros, deve acrescentar 12 gramas de café moído.

4. Utilize e ajuste a espátula do filtro vietnamita

A espátula do filtro vietnamita é uma placa metálica com pequenos furos que separa os grãos de café moídos da água. Ela deve ser colocada por cima dos grãos de café moídos e pode ser ajustada para que eles fiquem mais libertos ou compactados, tornando o café mais forte  ou mais fraco.

5. Junte a água

Se utilizar um filtro vietnamita de 120 mililitros, adicione cerca de 120 mililitros de água, mas tenha em atenção que a temperatura desta deve estar entre os 87 e os 90 graus centígrados. Feche a tampa para manter a água quente e para que o café se expanda. A água conseguirá atravessar os grãos de café moídos e produzirá um café excecional.

6. Misture o café com o leite condensado e leve-o ao frigorífico

Uma das últimas etapas é a mistura do café com o leite condensado. Se preferir, utilize uma colher para os misturar de uma forma mais eficaz e leve o preparado ao frigorífico durante um período mínimo de 3 horas para que a sua bebida fique bem fresca.

7. Retire o café gelado do frigorífico e sirva-o com gelo

No momento de servir o seu café gelado, deve servi-lo com gelo. Se pretender, pode enfeitar o café gelado com natas, chantilly ou topping de caramelo, mas é aconselhável que o mantenha o mais simples possível para que o seu sabor seja mais refrescante.

A sua votação: