Como escolher os melhores grãos de café

Grãos de café de várias cores

Os grãos de café têm uma importância enorme no café como bebida, na medida em que determinam o seu sabor. Saiba como deve escolher os melhores grãos de café de modo a fazer um café perfeito e exclusivo.

Para fazer um café saboroso e aromático, é necessário selecionar os melhores grãos de café. Para o fazer corretamente deve cumprir com os aspetos seguintes:

Encontre uma loja de cafés especializada

Uma loja de cafés especializada ou uma loja gourmet oferece uma assistência técnica e pessoal muito importante para todos os apreciadores de café. Os vendedores são instruídos para auxiliar e ensinar o consumidor sobre qualquer assunto relacionado com a temática do café, principalmente sobre os tipos de grãos existentes. Nesta fase, deve esclarecer todo o tipo de dúvidas e, se possível, deve provar o café antes de o comprar.

Compre apenas café que tenha sido torrado recentemente

Um dos aspetos mais importantes na escolha dos melhores grãos de café passa pela compra dos grãos mais frescos. Nesse sentido, deve perguntar ao vendedor quando é que o café foi torrado (muitas das lojas torram o café no próprio dia) ou, no caso de estar a comprar café num supermercado, deve observar a data em que o café foi torrado, que se encontra disponível normalmente no fundo da embalagem.

Não pegue nas embalagens abertas

As embalagens de café abertas fazem com que os grãos de café percam o seu sabor original. Dessa forma, deve evitar a compra de uma embalagem de café aberta, uma vez que o café não terá o aroma e paladar devido.

Confie nos seus sentidos

Na escolha dos melhores grãos de café deve, acima de tudo, confiar nos seus sentidos, principalmente no do olfato. A boa aparência e o cheiro apetitoso de um grão de café são, na maioria das vezes, suficientes para obter um café fenomenal.

Reúna o máximo de informação acerca de um tipo de café

Tenha um conhecimento exato acerca do seu tipo de café preferido, pois isso permitir-lhe-á escolher os melhores grãos de café. Ao reunir toda a informação sobre um determinado tipo de café, conseguirá descobrir quais os grãos que garantem um café leve ou encorpado, de sabor floral ou seco, entre uma outra série de combinações.

Conheça as diferentes regiões de cultivo

Aprenda o máximo possível acerca das principais regiões que se dedicam ao cultivo do café e quais as variedades mais importantes que lá se encontram. Descubra as regiões que produzem o seu café predileto e entenda quais são as suas origens. A maioria da produção do café situa-se na América Latina, África e Indonésia.

Estabeleça a sua preferência de torragem

Existem vários tipos de café no mercado e isso acontece porque estes tiveram um tempo de torrefação diferente. O processo de torrefação determina a cor do café, existindo grãos que apresentam uma cor mais escura que outros – quanto mais escuros forem os grãos de café, mais forte é o sabor e o aroma do café.

Considere a utilização de cafés misturados

Muitas lojas de cafés especializadas oferecem aos seus clientes misturas de café com sabores exclusivos. Trata-se de uma forma de rentabilizar os grãos de café e retirar deles a sua máxima eficácia. Um dos exemplos mais conhecidos em todo o mundo é a mistura de café do Iémen que junta o café Java com o café Moka.

Armazene corretamente os grãos de café

Guardar o café em casa é uma tarefa que exige muita atenção, dado que os grãos de café devem ser armazenados num recipiente hermético e devem ser mantidos num local fresco e seco. Por outro lado, se não utilizar os grãos de café ou pó de café durante um período de sete dias, deve guardá-los no congelador, de forma a garantir a sua frescura durante mais tempo.

A sua votação: