Como escolher a cafeteira ideal para o seu café

Muitos apreciadores de café acreditam que o café tem um melhor paladar quando é preparado numa cafeteira, pois consideram que o seu sabor é mais rico e completo e, por isso, preferem prepará-lo através do método tradicional de gotejamento. Saiba como escolher uma boa cafeteira e faça com que o seu café tenha sempre um aspeto excelente e um sabor delicioso.

Existem vários tipos de cafeteiras diferentes que podem ser adquiridas nos hipermercados, lojas de eletrodomésticos ou lojas de café específicas. No entanto, para escolher a melhor entre as demais e para preparar a chávena de café perfeita, deve ter em consideração os aspetos seguintes:

Conhecer os materiais de uma cafeteira

Para escolher corretamente uma cafeteira é necessário conhecer os materiais em que são produzidas. Destacam-se dois tipos principais:

As cafeteiras em vidro: opte por uma cafeteira em vidro se gosta mais do sabor do café quando este se encontra num recipiente de vidro ou se prefere a sua elegância. Ao fazê-lo, escolha um modelo que tenha um vidro mais grosso, na medida em que este é mais resistente a um possível impacto e, como tal, tem menos probabilidades de partir. Por outro lado, conseguirá manter o café quente durante um período de tempo mais alargado.

As cafeteiras em aço inoxidável: decida-se pelo aço inoxidável se pretender adquirir uma cafeteira que seja mais durável que as de vidro ou se preferir uma decoração prateada e brilhante para a sua cozinha ou cafetaria. O aço inoxidável também consegue manter o café quente durante mais tempo que a maioria dos recipientes em vidro. O sabor do café numa cafeteira de aço inoxidável é ligeiramente diferente quando comparado com o de uma cafeteira de vidro, contudo, é igualmente fresco e delicioso.

Manter o café sempre quente

Se gosta de tomar o seu café a qualquer altura, uma das melhores alternativas que tem ao seu dispor passa por adquirir uma cafeteira térmica, pois assim conseguirá manter o café sempre quente. Alguns fabricantes anunciam que as suas cafeteiras térmicas conseguem manter o calor durante um período de duas a três horas, o que lhe permite saborear um café sempre fresco, como se tivesse sido acabado de preparar. Estes recipientes estão disponíveis em aço inoxidável em torno de vidro ou paredes duplas de vidro.

Compreender a versatilidade das cafeteiras com prensas de plástico

Se gosta de acampar ou viajar, deve ter em conta que as cafeteiras com prensas de plástico são uma excelente opção, uma vez que são mais práticas e resistentes do que as demais e são muito mais difíceis de partir em caso de queda ou impacto. Em caso de queda, uma cafeteira com prensas de plástico tem menos hipóteses de se estragar do que uma cafeteira de vidro ou de aço inoxidável.

Adquirir uma cafeteira com uma base elétrica

A base onde assenta a cafeteira poderá ser elétrica, o que por si só faz com que a água seja fervida na própria cafeteira, em vez de ter a necessidade de a levar ao micro-ondas ou ao fogão. Por outro lado, também pode utilizar a base da cafeteira para ferver água para o chá ou para a preparação de uma sopa instantânea.

Escolher o tamanho da cafeteira

Deve escolher o tamanho da cafeteira que melhor se adequa às suas necessidades, ou então deve adquirir mais do que uma para as diferentes ocasiões. Estão disponíveis cafeteiras de vários tamanhos, porém, o modelo de 12 chávenas é o ideal para uma chávena de café perfeita com familiares ou amigos.

A sua votação: