Como cultivar grãos de café em casa

Plantas de café

O cultivo de grãos de café requer um clima húmido e tropical e é por isso que os melhores locais para a sua produção e crescimento são a faixa equatorial de África, Ásia e América. No entanto, os grãos de café também podem ser cultivados noutras áreas, desde que sejam cuidadosamente tratados. Saiba como cultivar grãos de café em casa.

A plantação e o cultivo de grãos de café em casa é um trabalho que exige uma grande preparação. Para a fazer corretamente, siga os passos seguintes:

Crie um ambiente natural

A planta de café está habituada a crescer em sítios tropicais e húmidos e, como tal, é fundamental que ela seja inserida num ambiente onde se sinta confortável. O melhor local deve ter muita humidade e uma exposição filtrada aos raios solares para que ela se consiga desenvolver corretamente. Dos locais mais apropriados, destacam-se: a cave, um armazém com iluminação solar parcial ou mesmo um recanto mais escondido do seu jardim.

Escolha os melhores grãos de café

Todos os apreciadores de café devem ter conhecimento que existem duas espécies principais de café:

O café Arábica

O café Arábica produz cerca de 70% de café do mundo, é mais saboroso que os demais e é muito utilizado na preparação de cafés de alta qualidade. No entanto, é aconselhável que seja cultivado a altitudes elevadas para ter os melhores sabores.

O café Robusta

O café Robusta produz um café encorpado, mas sem a qualidade de uma chávena de café Arábica. Não é tão complexo em termos de sabor e contém mais cafeína. Por outro lado, tem a facilidade de crescer a qualquer altitude e temperatura.

Cada pessoa deve escolher o tipo de café que quer cultivar em sua casa e, como tal, deve optar por uma de duas variedades de café – Arábica ou Robusta.

Compre os grãos de café numa loja especializada de cafés

Para adquirir os grãos de café que vai cultivar em casa, é preciso deslocar-se a uma loja especializada de cafés. Tenha em atenção que os grãos de café que comprar devem ser verdes, isto é, devem ser adquiridos por torrar, caso contrário não conseguem crescer.

Plante corretamente os grãos de café

A plantação dos grãos de café deve ser feita da mesma forma que a plantação de uma outra semente qualquer. É necessário que a terra de cultivo esteja fertilizada e bem drenada para que os grãos de café possam crescer da forma mais adequada. Para o fazer com êxito, complete as 4 etapas seguintes:

  1. Adquira um vaso de pequenas dimensões.
  2. Coloque terra fértil e rica em nutrientes dentro do vaso.
  3. Plante os grãos de café com um ou dois centímetros de profundidade.
  4. Regue com regularidade o vaso.

Depois de ter cumprido todas as etapas na plantação dos grãos de café, mantenha o vaso de café bem regado e nutrido ao longo de todo o ano. Por outro lado, deve ter em atenção para que ele não fique congelado durante a estação do inverno, uma vez que isso pode queimar as suas sementes. Numa zona de clima frio, o café demora cerca de três ou quatro anos a ser produzido.

Quais os principais benefícios do cultivo dos grãos de café em casa?

O cultivo da planta de café em casa traz consigo inúmeros benefícios. Dos mais importantes, destacam-se os seguintes:

A exclusividade de um café único

O café cultivado, além de ser gratuito, será único e original. Uma planta madura pode produzir cerca de dois quilogramas de café por ano e essa será uma safra exclusiva a que mais ninguém terá acesso.

Uma casa mais perfumada

A plantação de grãos de café vai fazer com que o seu lar tenha um cheiro mais aromático e agradável. Muitas pessoas dizem que a fragrância que provém de uma planta de café é muito parecida com a do jasmim e isso vai fazer com que a sua casa tenha sempre um aroma perfumado.

Uma melhoria da qualidade do ar

As plantas ajudam a converter o dióxido de carbono em oxigénio e a planta do café não é exceção. Nesse capítulo, a Coffea Arábica é a mais eficiente, pois chega a produzir cerca de meio quilo de oxigénio por dia.

A sua votação: