10 maneiras de reutilizar a borra do café

Para muitas pessoas, o dia só começa depois de ingerirem uma boa chávena de café pela manhã. No entanto, a maior parte delas não sabe o que pode fazer com a borra de café que sobra. Conheça 10 maneiras de reutilizar a borra do café.

Existem várias formas inovadoras e criativas de reutilizar a borra que é proveniente do seu café . Das hipóteses mais conhecidas e apreciadas, destacam-se as 10 seguintes:

1. Como fertilizante para as plantas de um jardim

A borra de café é muito usada na preparação e composição de um fertilizante orgânico, uma vez que as suas propriedades principais são ricas em nitrogénio e em vários nutrientes. A sua utilização é muito importante na manutenção de um jardim, pois ajuda a fertilizar as terras mais ácidas e torna as plantas ainda mais deslumbrantes. Tenha em atenção que antes de colocar a borra de café na terra, é necessário misturá-la com um adubo orgânico e deixá-lo a fermentar durante alguns dias. Dessa forma, conseguirá retirar o máximo rendimento da terra e das plantas do seu jardim.

2. Como amaciador para dar brilho aos cabelos

Para ficar com os cabelos mais macios e brilhantes, deve esfregar a cabeça com a borra do café e água durante alguns minutos. Num curto espaço de tempo, os cabelos mais escuros ganharão uma nova vida, pois terão uma coloração mais intensa. Por outro lado, ao esfregar o couro cabeludo com a borra que sobrou do café estará a evitar o aparecimento da caspa.

3. Como esfoliante para a pele

A esfoliação é, provavelmente, a maneira mais rápida de dar à pele uma aparência mais fresca e uma sensação mais lisa. Ela tem a responsabilidade de retirar a camada de células mortas que ficam na superfície da pele, tornando-a menos enrugada e mais macia. Um dos esfoliantes naturais mais utilizados é aquele que reutiliza a borra do café. Basta aplicá-lo sobre a pele e enxaguar com água. Os resultados saltarão à vista e a sua pele ficará muito mais limpa e macia.

4. Como aromatizante para os odores do frigorífico

O frigorífico é um eletrodoméstico de extrema importância na cozinha de uma casa, uma vez que conserva e refresca todos os alimentos que são levados à mesa. No entanto, ele é suscetível de ganhar muitos cheiros. Para que tal não aconteça, é aconselhável que utilize uma chávena ou um recipiente com a borra do café usado no frigorífico para que sejam anulados os odores mais indesejáveis. Coloque uma tampa sobre a chávena ou recipiente, mas tenha o cuidado de fazer buracos na parte superior para que o oxigénio circule e para que a fragrância da borra do café possa atuar.

5. Como perfume para o calçado

A borra que é proveniente do café também pode ser utilizada para perfumar todo o tipo de calçado. Ao fazê-lo, conseguirá afastar todos os odores desagradáveis provocados pelo calor e transpiração dos pés. Como tal, deve colocar um pouco de borra seca no calçado que pretende utilizar e esperar algumas horas até que o cheiro desapareça e fique o aroma inconfundível do café.

6. Como aliado no combate à celulite

A borra do café da manhã traz inúmeros benefícios para a saúde e revela-se um excelente aliado no combate à celulite. Como tal, deve misturar a borra utilizada do café com óleo de vitamina E e massajar a área do corpo onde a celulite se encontra localizada. Tenha em atenção que o processo deve ser repetido duas ou três vezes antes de enxaguar o corpo com água. Ao fim de pouco tempo, constatará que a sua pele vai ficar mais lisa, brilhante e macia.

7. Como repelente para as pulgas dos animais de estimação

Os animais de estimação precisam de ser bem cuidados para não transmitirem pragas ou doenças aos seus donos. Dessa forma, antes de dar banho ao seu animal de estimação, esfregue-o com a borra que foi utilizada para fazer o café. Ao fazê-lo estará a impedir o aparecimento de pulgas e a zelar pela saúde do seu animal.

8. Como agente de limpeza

A borra do café pode ser utilizada como um agente de limpeza muito eficaz. Por vezes, a sujidade ou a gordura acumulada em vários acessórios e utensílios de cozinha é de difícil remoção e, nesses casos, a borra do café pode ser uma excelente ajuda. Misture a borra do café com água e esfregue o objeto sujo com o auxílio de uma escova ou esfregão. Em pouco tempo, a sujidade será removida mais facilmente e o seu esforço será mínimo.

9. Como desentupidor nos canos de cozinha

Os canos da banca de uma cozinha tendem a entupir com enorme facilidade, pois na lavagem da loiça ou dos alimentos é natural que alguns resíduos vão pelo cano abaixo. Como forma de proteção, pode despejar meia chávena de borra do café no ralo e, em seguida, colocar cerca de 5 chávenas de água quente. Ao fazê-lo, a água quente vai empurrar a borra do café e impedir que a banca fique entupida. Esta reutilização da borra do café é também muito eficaz para se livrar dos maus odores que, muitas vezes, emanam das bancas das cozinhas.

10. Como corante na remoção de manchas indesejadas

A borra do café é também um excelente corante, uma vez que possibilita a remoção de manchas ou nódoas indesejadas. Para o conseguir fazer, deve pegar na borra do café e inseri-la num filtro específico. Em seguida, mergulhe-o em água quente durante um período máximo de 10 minutos. Depois de ter realizado estas operações, terá um corante pronto a ser utilizado e pode aplicá-lo na remoção de manchas e de nódoas e ainda para cobrir eventuais arranhões que possam existir na sua mobília.

A sua votação: